Todos os dados coletados são usados para determinar parâmetros operacionais e fazer análises para manutenção preditiva dos equipamentos.
Warning: A non-numeric value encountered in /home/allen/www/wp-content/themes/Divi/functions.php on line 5837

Com mais de 5 mil sensores conectados aos motores de um navio de cruzeiros, um fabricante de motores consegue perceber quando um deles está prestes a apresentar defeitos e pode imediatamente efetuar a manutenção, sem precisar parar a embarcação e nem atrapalhar a vida dos passageiros. O uso dos recursos da chamada Internet das Coisas (IoT) vem ajudando os clientes de uma empresa de subdivisão de equipamentos para embarcações em todo o mundo a economizar milhões de dólares e ainda evitar os transtornos de uma embarcação parada para manutenção.

A empresa de subdivisão de equipamentos para embarcações marítimas, também já usa a tecnologia para monitorar melhor o funcionamento de motores de rebocadores e até para definir o momento ideal para a limpeza de casco de um gigante navio de Ro-Ro, daqueles que transportam de tudo de automóveis a escavadeiras. É o casco limpo que garante a eficiência de combustível.

Para manter uma embarcação funcionando 100% do tempo é preciso gerenciar os ativos da casa das máquinas remotamente. É aí que a internet das coisas industrial em ação. Isso é feito com ajuda do PI System, uma infraestrutura que permite a leitura e a contextualização dos dados em tempo real. Com essa tecnologia, usada por 65% das 500 maiores empresas do mundo, através de sensores conectados na internet, a Caterpillar consegue monitorar desde geradores e motores, a GPS, sistemas de ar condicionado e medidores de combustível.

A empresa fabrica motores marítimos a diesel de média e alta velocidade e faz a manutenção destes equipamentos para garantir que não haja falhas nem pausas desnecessárias.

Todos os dados coletados são usados para determinar parâmetros operacionais e fazer análises para manutenção preditiva dos equipamentos. Os dados são enviados para os membros da equipe de operações em terra e as ações são tomadas antes que os problemas ocorram. Os motores dos navios de cruzeiro possuem mais de 5.000 sensores conectados ao PI System.

É possível identificar, por exemplo, a relação do medidor de combustível com a quantidade de energia usada pelos contêineres refrigerados. “O combustível representa a maior parte do custo total de vida útil de uma embarcação (70%). Se você puder eliminar alguns pontos, é uma grande vantagem”, afirmou gerente global de desenvolvimento de negócios. Com a utilização de Big Data, a empresa passou a prever o melhor momento para realizar a limpeza do casco do navio. Ao substituir a limpeza agendada para uma com base nas condições dos equipamentos, a empresa consegue economizar US$ 450.000 em combustível por ano, por embarcação.

A Allen tem as melhores soluções para a sua empresa. Saiba mais clicando aqui. 

Fonte: IpNews

Siga-nos nas Redes Sociais

Entre em contato conosco