A eficácia operacional da infraestrutura de TI passou a ser o ponto crucial entre os recursos disponíveis e os resultados obtidos.
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Não é de hoje que o principal desafio da área de TI das grandes empresas é encontrar maneiras de otimizar seus recursos, fazendo mais com menos. Em tempos de orçamentos enxutos, muitos projetos foram reduzidos e deixados para outro momento, enquanto outros foram simplesmente descartados. Mas a exigência pela alta performance se mantém no mind set de dez entre dez tomadores de decisão.

Diante deste cenário, as companhias estão buscando otimizar também o nível de complexidade da infraestrutura e organizá-la, para que seja possível liberar recursos de TI e utilizá-los com foco nas prioridades do negócio.

A eficácia operacional da infraestrutura de TI passou a ser o ponto crucial entre os recursos disponíveis e os resultados obtidos. O desafio, porém, está em como alcançar essa eficácia operacional. E o caminho que muitas empresas estão descobrindo é o de buscar parceiros especializados, capazes de oferecer serviços diferenciados e eficientes.

É o caso de uma grande fabricante brasileira de computadores e celulares, que optou por um serviço especializado de backup e monitoramento de seu ambiente.  O projeto, que se atualiza todos os anos, teve início em 2015, quando a empresa precisou otimizar o tempo gasto na resolução de incidentes pelo time de TI para absorver e apoiar nas demandas que o negócio tinha como desafio. O caminho para isso foi contratar um parceiro que trouxesse inteligência operacional e que os ajudassem a compreender quais eram comportamentos que geravam incidentes com impactos na operação.

Na época, os fatores determinantes para a escolha do parceiro foram a imparcialidade, pois o monitoramento deveria identificar as causas e comportamentos sem interesse para nenhuma das partes (cliente ou fornecedor), e a qualidade das informações que serviriam de apoio à tomada de decisão. Alinhado a isso estava o desejo do CIO de ter seus dados protegidos e, consequentemente, uma gestão de backup que além de garantir a recuperação de dados, atendesse a todas as normas de auditoria as quais a TI está exposta.

Com o novo modelo de serviço, a operação passou a atuar nos incidentes de forma mais eficiente e com menor esforço, sobrando tempo para atividades de melhoria e projetos. O backup passou a ser controlado de forma automatizada, cobrindo gaps que uma operação tradicional não consegue cobrir, o acompanhamento das rotinas passou a ser realizado automaticamente, inclusive em todo o ambiente virtual, evitando que um novo servidor criado fique de fora da política de backup.

De acordo com pesquisa divulgada pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), vinculada à Secretaria Executiva do Ministério da Educação, cerca de 70% das empresas brasileiras que perderam todos seus dados encerram suas atividades até dezoito meses após o ocorrido. Os motivos que levam a esses imprevistos vão desde incêndios, enchentes, erros de colaboradores ao apagar ou substituir arquivos importantes até mesmo ataques por vírus e problemas técnicos no hardware.

O monitoramento baseado em comportamentos e a gestão de backup inteligente e automatizada são importantes ferramentas para gestores que desejam otimizar a sua TI e garantir a continuidade do negócio. A empresa, assim como as informações dentro dela, está em constante movimento e acompanhar de perto essas mudanças é a chave para aumentar a disponibilidade e recuperar os seus dados em caso de algum incidente. Ignorar esse item é colocar a perder tudo o que é relevante para o negócio e colocar em risco a reputação da TI e da empresa.

As soluções de monitoramento e gestão de backup acompanharam a evolução do setor de TI e representam muito mais do que uma simples cópia de arquivo. A elas devem ser adicionadas inteligência e processos que garantam a continuidade do negócio diante a um desastre. O serviço de gestão deve, além de prover informações relevantes para atender a exigências da TI e do negócio, garantir a recuperação dos dados e apoiar na tomada de decisões mais assertivas.

Lembre-se que a história da sua empresa é escrita, página por página, todos os dias. São informações sobre clientes, contratos, funcionários, projetos, dados financeiros, imagens, entre outros conteúdos relevantes produzidos diariamente. Por isso, não deixe para amanhã os cuidados que você pode tomar hoje. Afinal, proteção e organização nunca são demais.

Fonte: Computer World

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