A pressão para alinhar TI com áreas de negócios chegou ao seu ápice. Agora, os executivos de TI enfrentam o desafio de garantir a parceria perfeita. Mas como chegar lá?
Warning: A non-numeric value encountered in /home/allen/www/wp-content/themes/Divi/functions.php on line 5837

A transformação digital tem pressionado empresas de todos os portes a repensarem suas estratégias para se adaptarem à uma nova realidade de mercado. Neste cenário, a TI se consolida como parte essencial na criação de novos modelos de negócios baseados na digitalização.

No entanto, para que a TI possa atuar com excelência no apoio às novas estratégias e gestão dos negócios das empresas, é necessário o alinhamento do negócio como um todo. Ou seja, não funciona mais o modelo em que cada departamento atua individualmente nos projetos, mas, sim, todas as partes trabalhando em conjunto.

A pressão para alinhar TI com áreas de negócios chegou ao seu ápice. Agora, os executivos de TI enfrentam o desafio de garantir a parceria perfeita. Mas como chegar lá?

1 – Estruture suas alianças

Durante muito tempo a área de TI atuou bastante voltada para dentro de si, com pouca visão do cliente final. Olhe para fora, procure saber as necessidades das áreas de negócio e pensar em como a TI pode ajudar cada área a atingir seu objetivo.

2 – Gere demanda

A TI hoje não é mais somente uma área receptora de demandas das unidades de negócio, executando tudo o que é solicitado. Ela deve se antecipar à demanda.

3 – Foco no cliente final

Com as estruturas organizacionais cada vez mais impactadas pela transformação digital, projetos alinhados entre a TI e as áreas de negócio com foco no cliente são primordiais para o crescimento de uma empresa.

4 – KPIs bem definidos e estruturados

Indicadores de desempenho eficientes são criados a partir de dados confiáveis e estão alinhados com os objetivos organizacionais.

5 – Gerencie o budget

Muitos executivos de TI discutem que não recebem um budget que caberia em pensar em inovação. No atual momento econômico, é preciso ser criativo em administrar o orçamento dos projetos.
A tecnologia nunca teve oportunidade tão grande, como atualmente, de ser uma área extremamente relevante para o negócio. Por outro lado, muitas empresas não investem nessa estratégia por terem dificuldade de mudar o perfil tradicional, ou seja, serem disruptivas.

Fonte: itforum365

Siga-nos nas Redes Sociais

Entre em contato conosco