A resolução de problemas de rede e aplicações pode se tornar um dos maiores e mais irritantes desafios para um profissional de TI. A pressão sobre o pessoal de TI pode aumentar exponencialmente à medida que aumenta a demora em encontrar uma solução, já que a lentidão e o tempo de inatividade da rede e da aplicação estão diretamente correlacionados.
As equipes de TI já empregam boa parte de seus esforços diários reagindo a problemas e buscando sua solução. Portanto, há anos está em curso um esforço no sentido de reduzir o tempo médio para reparo (MTTR), para liberar o tempo precioso das equipes administrativas e de engenharia dos departamentos de TI. Infelizmente, grande parte do MTTR é consumido na tentativa de descobrir se existe ou não um problema.
Agora imagine se houvesse um jeito melhor de fazer isso. Um jeito que lhe permitisse:
* Reduzir potencialmente o MTTR em 80%
* Expor pontos cegos ocultos na rede
* Eliminar obstáculos técnicos desnecessários na solução de problemas
* Eliminar obstáculos de processamento desnecessários na solução de problemas
Seguem cinco das medidas mais efetivas que os profissionais de TI podem implementar para aprimorar os esforços de sua empresa no sentido de solucionar problemas:
1. Inserir taps entre a rede e as ferramentas de monitoramento (ou mediadores de pacotes de rede – NPBs) para aprimorar a qualidade de monitoramento de tempo e de dados na aquisição de dados
2. Implementar NPBs entre esses taps e as ferramentas de monitoramento para otimizar os dados enviados para as ferramentas
3. Implementar NPBs que ajudem filtros flutuantes a diminuir ainda mais o tempo gasto em aquisição de dados
4. Usar NPBs que facilitam o monitoramento adaptativo, agilizando o processo de implantação de filtros de dados usando a automação no lugar de intervenções manuais
5. Implementar uma solução de problemas proativa com inteligência de aplicações na criação de uma abordagem macroscópica da solução de problemas que reduza o tempo de localização da falha
Supondo que a implantação tenha sido feita corretamente, após a inserção de taps e NPBs, as alterações que afetam a rede (para coletar dados da solução de problemas) são eliminadas quase por completo. Os taps são dispositivos passivos, que não afetam materialmente o tráfego de rede após sua inserção. Diferentemente das portas SPAN, os taps fornecem uma cópia completa de todos os dados de rede, inclusive os pacotes corrompidos e malformados (o que pode ajudar as atividades de solução de problemas). As ferramentas de segurança e monitoramento podem ser conectadas à vontade ao NPB. Isso pode acelerar de forma dramática o tempo consumido no diagnóstico de problemas, já que várias aprovações do comitê de controle de mudanças podem ser eliminadas.
Os comitês de controle de mudanças, em geral, regem a rede de produção e decidem quais atividades podem ou não ser implementadas na rede. Isso faz bastante sentido, já que tais mudanças com frequência causam interrupções e quedas de rede. Com a nova configuração de taps e NPBs, o departamento de TI pode, em geral, iniciar imediatamente suas atividades de solução de problemas sem afetar a rede. Isso elimina a necessidade de esperar minutos, horas e até dias por uma aprovação que permita conectar à rede um equipamento de diagnóstico – que já está conectado e pronto para funcionar.
Uma segunda consequência da adição de um mediador de pacotes é a capacidade de otimizar a filtragem de dados e reduzir (ou eliminar) a necessidade de “carrinhos de emergência” de TI. A filtragem de dados elimina o “lixo” de dados, acelerando o tempo da resolução de problemas pelas ferramentas de monitoramento. Além disso, o NPB fornece acesso instantâneo aos dados e ferramentas de que você precisa. Isso também acelera de forma dramática o tempo consumido no diagnóstico de problemas, já que os “carrinhos de emergência” de TI (carrinhos especiais contendo uma série de ferramentas de triagem e solução de problemas) deixam de ser necessários.
Agora, as ferramentas estão pré conectadas ao NPB. Isso elimina, também, o tempo gasto localizando o carrinho, transportando o carrinho para o local adequado e inserindo-o na rede, reduzindo o tempo de configuração das ferramentas de rede, sendo especialmente útil no caso de a solução de problemas precisar ser realizada em links e em equipamentos em locais remotos. Reduções de MTTR da ordem de 80% são possíveis simplesmente devido à eliminação das aprovações do comitê de controle de mudanças e dos carrinhos de emergência.
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