Warning: A non-numeric value encountered in /home/allen/www/wp-content/themes/Divi/functions.php on line 5837

Novas tecnologias geram novos buzzwords. Nuvem, bitcoin, blockchain, containers, microsserviços e assim por diante. Inteligência artificial (AI) como tecnologia e tendência tem sido falada há décadas, mas só recentemente passou a ser de fato uma buzzword.

Infelizmente, alguns fornecedores estão associando a palavra-chave com seus produtos sem ter qualquer AI real. Ou para ser caritativo, eles esticam os limites do que pode ser considerado AI. Talvez eles realmente não entendam o que é AI, ou a equipe de marketing os tenha encurralado. De qualquer forma, os compradores precisam estar conscientes de que muitos dos produtos que afirmam ter AI, de fato não têm.

Fornecedores que dizem ter AI quando de fato não têm, só estão confundindo os clientes. Isso é frustrante para todos os fornecedores que fizeram um trabalho duro para ter AI real em seus produtos. Se você é consumidor ou comprador de produtos de segurança da informação, isso pode ajudá-lo a entender o que realmente significa AI.

Diferença entre AI e motores baseados em regras

A diferença principal entre os motores baseados em regras e a AI, porque muitos vendedores com centenas de regras sentem que conseguiram algum tipo de versão próxima da AI, é que os motores baseados em regras são como antivírus baseado em assinatura. Eles já sabem o que esperar. Você tem um monte de pesquisadores que olham o que aconteceu no passado e, com base nisso, escrevem um monte de regras que identificam malwares conhecidos. As regras são tão boas quanto a sua pesquisa e o que a comunidade de hackers está fazendo que você conhece. Os hackers não compartilham com antecedência, então você está sempre atrasado.

A AI verdadeira é sobre o futuro. AI de verdade diz: ‘Eu não sei o que é isso, mas nós vimos algo semelhante, então vamos marcá-lo’. Ou ‘Nós nunca vimos isso antes, é uma anomalia, então vamos marcá-lo’. A principal diferença entre os motores de regras e a AI é onde eles estão concentrados. As regras são as decisões baseadas em dados passados. AI trata de reconhecer anomalias simplesmente porque são novas. Estamos interessados ​​quando a máquina diz: ‘Eu não sei. Eu não vi isso antes. É quando AI é mais poderosa e útil.” Uma maneira fundamental de dizer a diferença entre a AI e os motores baseados em regras, é que um mecanismo baseado em regras nunca melhorará por conta própria até que alguém atualize as regras. AI melhora sua precisão quanto mais for usado. Quanto mais você o usa, melhor se torna. A adaptabilidade do modelo é o que faz o IA funcionar.

AI vs AI é o futuro do haking e da cibersegurança

A ideia de máquina versus máquina está sendo jogada no mundo baseado em regras há muito tempo. Por exemplo, o VirusTotal, um site em que você pode enviar o hash de qualquer arquivo que você possui e descobrir se ele é marcado como malicioso por qualquer uma das dezenas de programas de software antivírus. Um programa antivírus pode perder alguma coisa, mas dezenas raramente fazem, ou não por muito tempo.

Durante muito tempo, automatizaram o processo de criação de malware que é garantido para escanear “limpo” no VirusTotal. Quando ele começa a ser detectado na ferramenta, o malware se auto-atualiza para evitar a detecção. Isso é máquina versus máquina no mundo das regras. Pegue o mesmo conceito e aplique ao mundo baseado em AI. Já está começando a acontecer e, em breve, será como o malware e a maldade funcionam em nosso mundo online.

Estamos entrando em um mundo diferente e mais sofisticado de bem versus mal no mundo on-line. Precisaremos de AI para nos defender.

Muitas empresas afirmam ter AI quando o que elas realmente possuem são muitas regras e mecanismos baseados em regras. AI está chegando porque precisamos dela para lutar contra a AI maliciosa que está sendo apontada para o nosso caminho. Nós só precisamos ser claros sobre quais empresas o possuem agora e quais não.

A Allen possui as melhores soluções e serviços para a sua empresa. Saiba mais clicando aqui.

Fonte: ComputerWorld

 

Siga-nos nas Redes Sociais

Entre em contato conosco