Allen

Soluções em Tecnologia

Ir para conteúdo principal
Logotipo do LinkedIn Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter

Menu Principal

Nosso blog

Fonte segura de conhecimento

22/03/2017 - 20:18

Dicas para implementação da tecnologia BIM na sua empresa

Para quem ainda não usa ou ainda não entendeu o que a tecnologia BIM pode fazer por você, segundo a Autodesk, segue aqui uma breve definição sobre o que é o BIM: é um processo baseado no modelo inteligente, que impulsiona melhores resultados de negócios para fornecedores e proprietários de serviços, permitindo uma visão mais precisa, acessível e propícia à ação, em todo o ciclo de vida de projetos de construção e infraestrutura. Dentro do universo dos projetos inteligentes, é importante conhecer, inicialmente, algumas pequenas premissas para se começar a trabalhar usando esta forma, conectada, de projetar nesta nova era, a da informação.

Projetar em BIM requer um olhar diferente para o escopo do seu projeto e para a sua forma de pensá-lo como um todo. O planejamento de uso dos recursos (equipe), a forma de apresentar o resultado da concepção e adequação das normas e variáveis pertinentes a ele e o tempo a se dimensionar para garantir as entregas do seu contrato, conjugam um cenário que merece sua atenção dentro desse novo projetar.

Entender o que você ou sua empresa podem se beneficiar, usando o BIM, é o primeiro passo. Desde que essa tecnologia surgiu, ela já evoluiu a passos largos e continua a avançar em direção ao seu horizonte de infinitas possibilidades, pois agora temos ferramentas inteligentes que podem trabalhar por nós e para nós.

Melhorar a comunicação com o cliente, quantificar com mais precisão, compatibilizar e coordenar, com muito mais clareza, as múltiplas disciplinas e trabalhar colaborativamente, são alguns dos benefícios que podemos elencar aqui para inspirá-los a mudar e a passar a adotar o BIM.

A mudança pode ser dolorosa, se a empresa dentro de sua visão, não acreditar no potencial do BIM e não abraçá-la como a ferramenta poderosa que é. Para isso, recomendo fortemente, que busque conhecer as soluções que a usam, os casos de sucesso, os benefícios que a tecnologia traz consigo, que passe por um treinamento e por fim produza um template (arquivo padrão) de projeto que contenha todo o grafismo que já é usado em outra plataforma, biblioteca de elementos utilizados comumente em seus projetos, tabelas de quantitativos que serão populadas automaticamente, à medida que você desenvolve o projeto e pranchas com o seu carimbo já automatizado…  Enfim, tudo aquilo que, graficamente e tecnicamente, será necessário para entregar ao seu cliente o que ele contratou.

Resumindo:

  • Adquirir conhecimento sobre a tecnologia e o uso dela.
  • Licença do software.
  • Template de projetos.
  • Projeto-Piloto.

 

É muito importante que esse passo seja dado com muita consciência e entendimento dos benefícios a curto, médio e longo prazos da adoção da tecnologia BIM. Os exemplos espalhados pelo mundo são inúmeros e agora temos duas classificações que diferem os profissionais e empresas no mercado competitivo de projetos: os que sabem trabalhar com BIM e os que não sabem. Em qual você quer se encaixar?

Compartilhe:

Veja nossas promoções

Roosevelt Resque

.Matérias relacionadas