A computação em nuvem surgiu com a proposta de facilitar a gestão de recursos computacionais, reduzir seus custos e possibilitar o amplo acesso a novas tecnologias. A ideia era tornar um modelo de computação que exige investimento de capital, em um modelo que exige investimento operacional. Mais que isso, num âmbito de desenvolvimento de produto, possibilitar que se gaste mais com o desenvolvimento da lógica do produto do que com a implementação do mesmo.
Entre tudo que vem surgindo em cloud computing, Function as a Service (FaaS) é o serviço de nuvem que mais se aproxima desse ideal. Além de hardware, qualquer aplicação precisa de uma pilha de software para executar (SO, frameworks etc). No modelo FaaS, você desenvolve apenas a lógica da sua aplicação em funções e todo o resto da “pilha” é oferecido de maneira transparente, como parte do serviço.
Neste modelo, a cobrança é feita pelo código executado da sua função, ou seja, você é cobrado apenas pela execução da sua lógica de negócio. Isso tudo com garantia de disponibilidade e escalabilidade automática.
Fonte: It Forum
Comentários