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A Internet das Coisas, passo relevante nas transformações digitais, já é uma realidade, inclusive para crianças e adolescentes. É para elas que uma escola de tecnologia e inovação, criou um novo curso: Internet das Coisas (IOT). O curso propõe aos alunos um aprendizado prático e divertido, utilizando robótica, Internet das Coisas, programação e desenvolvimento de projetos. O curso será interdisciplinar, com metodologia STEM, e estimulará a criação de protótipos e soluções customizadas, introduzindo ao universo Maker.

Robótica didática

A partir de blocos contidos no kit, as crianças são convidadas a desenvolver projetos e dispositivos inteligentes que utilizem robótica e Internet das Coisas. Todos os cursos regulares e o de IOT custam a partir de R$ 250, mais material didático. O novo curso será lançado na feira de educação Bett Educar 2018, em maio em São Paulo – maior feira internacional de educação da América Latina, que reunirá durante quatro dias mais de 200 expositores de produtos e serviços ligados ao dia a dia das escolas. Durante o evento, a empresa promoverá várias oficinas.

Além de saber programar

“Desenvolvemos este curso porque acreditamos que hoje, além de saber programar, todos também precisaremos interagir com a tecnologia”, diz sócio-diretor de expansão da empresa. Segundo ele, “isso acontecerá em breve não só nos computadores, mas também em todas as coisas do nosso dia-a-dia”. Carro, casa, comunicação estão cada vez mais inteligentes. “O curso possibilita aos alunos exercitar a criatividade, raciocínio lógico, trabalho em grupo e passar a não só consumir, mas desenvolver suas próprias tecnologias”, acrescenta.

Conexões inteligentes

Fundada em junho de 2015, a escola brasileira – com franquias em Portugal – oferece programas pioneiros como os cursos de Youtuber e Robótica com Drones. Atualmente, a empresa já impactou mais de 15 mil alunos e possui mais de cem unidades, divididas entre Brasil e Portugal. Recentemente, a escola lançou o primeiro curso de Inteligência artificial para crianças. As conexões inteligentes deverão injetar cerca de US$ 200 bilhões na economia brasileira até 2025, de acordo com estimativas de pesquisas.

Política continua na berlinda

Esta semana será recheada de divulgação de indicadores econômicos (inflação medida pelo IGP-DI e IPCA, desempenho de comércio e serviços de fevereiro), mas a política continua na berlinda, com desdobramentos do caso “prisão do ex-presidente Lula”. Com o petista fora da corrida presidencial, devem ser movidas novas peças no tabuleiro de xadrez da sucessão presidencial, e também em decorrência do prazo final de filiação a partidos, de candidatos à Presidência da República, governos estaduais, Senado, Câmara de Deputados e Assembleias Legislativas.

Internacionalização de marca

Um encontro na sede da Agência Brasileira de promoção de Exportações e Investimentos (Apex), em Miami (EUA), na semana passada, deu o pontapé para o processo de internacionalização da rede de franquias Sterna Café. O empresário Deiverson Migliatti, fundador da empresa, diz que a empresa estava com esse projeto há algum tempo, mas só agora começou a viabilizar o plano de negócios. “De início, a proposta era começar pela América Latina, mas abraçamos a oportunidade em Miami e o modelo já está saindo do papel e pronto para ser comercializado”, explica Migliatti.  A marca Sterna Café é homologado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) e  tem 17 unidades distribuídas na capital paulista, Grande ABC e Campinas, e mais 16 unidades já vendidas e prontas para serem inauguradas.

Impacto ambiental reduzido

Um grande banco do Brasil,  implantou em uma agência localizada no bairro do Butantã, na capital paulista, diversas medidas voltadas para minimizar impactos ambientais e redução do consumo de água e energia: instalação de placas solares, substituição dos equipamentos de ar condicionado por modelo mais eficiente e livre de gás poluente, iluminação 100% LED, instalação de mecanismos economizadores de água nos sanitários e reaproveitamento de água de chuva. Os projetos são pilotos do Itaú para testar diferentes tipos de tecnologias e fazem parte das iniciativas do banco para ampliar o uso de energia a partir de fontes renováveis em sua operação. Atualmente, 92% da energia utilizada nos polos administrativos e 100% nos centros tecnológicos são provenientes dessas fontes, como energia solar, eólica, biomassa, cogeração qualificada ou pequenas centrais hidrelétricas.

Equipando o empreendedor

Durante a Feira do Empreendedor, de 7 a 10 deste mês, em São Paulo, um banco, patrocinar do evento, abrirá contas correntes para pessoa física e jurídica e entregará maquininhas de cartão. “O banco apoia integralmente o empreendedorismo e nos preparamos para a maior feira do setor. Acreditamos que as pequenas e médias empresas são propulsoras da retomada do crescimento do País e é nosso compromisso ajudar esses negócios prosperarem”, afirma o diretor de Empresas, Governos & Instituições e Agronegócios.  Também serão oferecidas linhas de crédito com condições diferenciadas, sujeitas à aprovação.

Fonte: DCI

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