Allen

Soluções em Tecnologia

Ir para conteúdo principal
Logotipo do LinkedIn Logotipo do Facebook Logotipo do Twitter

Menu Principal

Nosso blog

Fonte segura de conhecimento

22/03/2017 - 11:20

O Poder do Futuro – Cloud Computing

De fato, a Computação em Nuvem revolucionou e vem revolucionando a forma de entregar e adquirir Tecnologia da Informação. Estamos em meio a uma revolução da computação.

Em torno do século III A.C. os sumérios inventaram o ábaco para fazer aritmética mais fácil, mais rápida e menos propensa a erros. Desde então a humanidade tem sido seduzida pelo poder que a tecnologia tem para mudar nossas vidas. Desde então os paradigmas no pensamento humano têm sido alterados. O pensamento tem se tornado cada vez mais avançando, abstrato, um pensar tecnológico. Podemos citar vários momentos e personagens na História relacionados ao avanço tecnológico, Alan Turing que percebeu que o software e hardware deveriam ser concepções tratadas em separado. E a democratização da inovação com os computadores pessoais e com a rede (locais e internet) que permitiu computadores diferentes se comunicarem uns com os outros em qualquer lugar.

Mas para entender a revolução tecnológica temos que voltar em 1879, quando Thomas Edison, inventor da lâmpada imediatamente soube que sua tecnologia teria o poder de mudar a vida de cada pessoa do planeta. A lâmpada foi uma invenção incrível, mas havia um problema, não havia eletricidade à disposição do público, isso aconteceria somente anos depois, e mesmo assim, seriam necessárias estações pessoais de energia. Thomas Edson construiu as primeiras estações de energia em Londres, no entanto em Nova Iorque as pessoas não queriam comprar estações de energia para si. As pessoas queriam a LUZ! Queriam o serviço! E essa é uma base de mudança, essa é uma revolução no pensamento e na necessidade, uma mudança tão grande que poderia ser comparada com a computação! Uma revolução que foi alimentada por comprar o Serviço!

Tínhamos acabado de passar pela revolução industrial, precisávamos de mais energia, de mais poder, e para utilizar em escalas cada vez maiores, surge o motor a vapor. Mas de qualquer forma a fábrica tornara-se mais produtiva. Eclode a “segunda revolução industrial” agora com a eletricidade. Entretanto, o modelo de como a eletricidade era provisionada precisaria ser alterado. A característica desse modelo era o de manter sua própria fonte de energia, o que era dispendioso, havia desperdício. O ideal seria utilizar somente o necessário e quando necessário. E assim se fez, com o passar do tempo foram criadas companhias de energia elétrica que forneciam o serviço a seus consumidores e estes pagavam somente o uso.

A computação em nuvem segue atualmente essa lógica, permitem empresas a utilizarem os serviços que desejarem, pagam por ele e tem acesso a estes instantaneamente. Sem se preocuparem com toda uma infraestrutura que deveriam manter (como o caso das estações de energia). Permitindo dinâmica, escalabilidade. Onde se pode contar com processamento, armazenamento e memoria instantâneas e em larga escala, de acordo com a necessidade, pagando o valor equivalente ao que é utilizado.

Em relação a computação, passamos por momentos similares aos das revoluções. As empresas deviam comprar seu próprio material tecnológico (hardwares e softwares), deveria mantê-los, garantir suporte, segurança, disponibilidade e atualizações constantes. Ou seja, muitos riscos, que gerava muitas vezes alto custo, indisponibilidade e insatisfações. Hoje, graças a Computação em Nuvem, empresas de qualquer tamanho podem ter acesso à tecnologia, com segurança, conformidade, escalabilidade, flexibilidade e disponibilidade em alto nível.

Assim como ocorreu no passado, as empresas do amanhã entenderão o poder da tecnologia como mudança de paradigma que a Computação em Nuvem empreendeu e como ela oferece benefícios incontáveis. Hoje as empresas de sucesso precisam servir os seus clientes com mais rapidez e melhor do que nunca, oferecendo além de tudo customização, personalização, funcionalidade, novos produtos, ambiente confiável, etc. As empresas precisam de comunicação, colaboração, logística, recursos financeiros bem aproveitados. A computação é chave para esses serviços essenciais. Os serviços em nuvem são como lâmpadas e a estação de energia está na nuvem! Esse é o poder do futuro!

Compartilhe:

Veja nossas promoções

Marcela Sant'Anna

Coordenadora de Gerenciamento e Nuvem

.Matérias relacionadas

Allen patrocina maior evento de TI da América Latina

A Conferência & Expo Internacional HDI Brasil 2017 é o maior evento da América Latina voltado para serviços de TI.

Dicas para implementação da tecnologia BIM na sua empresa

Dentro do universo dos projetos inteligentes, é importante conhecer o que a tecnologia BIM pode fazer por você e sua empresa.

Dicas de gestão para projetos de Preço Fixo com metodologia ágil

Experts declaram que agilidade só pode ser entregue em projetos de orçamento variável. Mas e quando os custos e deadline são fixos? Como ser ágil então?